Blog

Sol

O Sol é o centro do nosso sistema solar. Como na astrologia trabalhamos com o princípio da correspondência – tanto acima quanto abaixo, tanto dentro quanto fora –, o Sol é também o centro magnético do mapa astrológico natal. Imagine-se você como um sistema solar. No centro de todos os “planetas” – os diversos aspectos de sua mente -, o eixo que determina seu movimento é o Sol.

Você provavelmente conhece seu signo solar, mesmo que nunca tenha realizado uma interpretação aprofundada de seu mapa astrológico natal. É o “seu signo”. No entanto, é provável que desconheça a casa astrológica na qual seu Sol se encontra, menos ainda os aspectos que o exaltam ou afligem. Por esta razão, a maior parte das pessoas se identifica demasiadamente com seu signo solar, ou então descartam a astrologia em virtude do desencontro de sua personalidade com este signo. Não culpo quem o faz.

Seu signo, casa e aspectos solares são o ímã que regula o movimento dos demais aspectos de seu mapa natal. O Sol é a criança interior, em torno da qual se desenvolve um adulto sadio. Sem os demais planetas, signos e aspectos, permanece uma criança: autêntica, porém incapaz. O Sol é capaz de nos revigorar após um período de inautenticidade, como o próprio amanhecer. Também a capaz de nos manter infantilizados, demandando que todos os mundos girem em torno de nós.

Símbolo astrológico do Sol

O signo governado pelo Sol é Leão, que herda as características essenciais do astro: jovial, ativo, otimista e, principalmente, magnético. Ao mesmo tempo, pode ser egocêntrico e infantil. A casa de Leão na roda astrológica é a quinta casa, que governa a expressão criativa, paixões, o lazer e as crianças. Em Áries e na primeira casa, o Sol entra em exaltação: não tão potente quanto um sol leonino, mas energético: o Sol sente-se confortável com o fogo e a individualidade arianos, ainda que estes estejam mais orientados para a execução direta do que para a atração magnética. Em contrapartida, nos signos de Aquário e Libra (décima primeira e sétima casas), o Sol perde a potência: estas locais do zodíaco sentem-se melhor dialogando e se integrando num todo de muitas partes. O Sol gosta de estar no centro e no palco, não ao lado ou no meio da multidão.

As divindades solares tendem a se manifestar como filhos, salvadores e deuses renascidos, como Balder, Osiris e aquele que tem em si todos estes aspectos (vocês sabem de quem eu estou falando, não?). A criança interior, o Eu autêntico, renascem em nós para afastar o medo, a dúvida e a escuridão.

Cultive seu Sol, deixe que sua luz traga cura, mas não se esqueça do resto dos planetas.  

Dia da Semana: Domingo

Cores: Amarelo, Dourado

Minerais: Ouro, Topázio Amarelo, Citrino, Minerais Amarelos

Fragrância: Olíbano

Plantas e Ervas: Girassol, Calêndula, Laranja, Pinho, Açafrão, Louro, Margarida, Trigo, Canela

Animais: Leão, Gavião

Divindades: Apollo, Helios, Ra, Horus, Baldr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *